Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Adicional de Periculosidade para motoboy (trabalhador em motocicleta)

Publicado por Alexander Felicio
há 9 anos

Uma recente alteração na legislação deu direito a um acréscimo no salário dos trabalhadores que utilizam motocicleta nas atividades do serviço.

Com efeito, o artigo 193, § 4º, da Consolidação das Leis do Trabalho, incluído pela Lei nº 12.997, de 2014, determina que as atividades de trabalhador em motocicleta são também consideradas perigosas.

Trata-se do chamado adicional de periculosidade, que acrescenta 30% ao salário do empregado, porcentagem que incide sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, por força do § 1º do mesmo artigo.

Dessa forma, todos os empregados que usam motocicleta durante o seu trabalho (os motoboys, por exemplo) já têm direito ao referido adicional desde de 20.06.2014.

Vale lembrar que esse aumento não será devido para aqueles que só usam a motocicleta para ir e voltar do trabalho, bem como para os que só a utilizam de forma eventual, sem habitualidade.

  • Sobre o autorAdvogado trabalhista, cível e consumidor..
  • Publicações6
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações977
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adicional-de-periculosidade-para-motoboy-trabalhador-em-motocicleta/208864229

Informações relacionadas

Éric Menezes, Estudante de Direito
Modeloshá 4 anos

Modelo de Reclamação Trabalhista

Thiago Bonatto Longo, Advogado
Modeloshá 2 anos

Motoboy Entregador, Periculosidade E Indenização pelo Uso do Veículo do Empregado pela Empresa

Maria Pelegrin, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista -

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)